O personal shopper, conhecido em português como comprador ou conselheiro pessoal, é uma profissão relativamente nova que não gira necessariamente em torno do guarda-roupa de uma celebridade. Na verdade, esse conceito abrange muito mais do que isso. É uma especialista que se dedica a selecionar e comprar produtos de forma personalizada, com o perfil de seus clientes.
Certamente, as funções dessa posição vão além do estético. Essa área, que antes era vista somente no Mundo da Moda, se estendeu para outros seguimentos. Então porque não ter um Arquiteto Personal Shopper?!
O cliente às vezes não precisa e nem tem tempo para elaborar um projeto de reforma de seu imóvel, o que ele precisa mais é de Consultoria para suas compras. Um bom consultor pessoal também cuida de outras tarefas, como verificar a especificação técnica do material e pesquisar preços.
Vamos falar sobre as funções. O que um personal shopper faz?
Como qualquer profissão, um personal shopper deve assumir certas tarefas. Vamos conhecer os principais:
Ofereça um serviço personalizado. Os melhores consultores não só sabem quais os estilos mais adequados aos imóveis de seus clientes, como também os adaptam ao seu ritmo de vida.
Ajuste a diferentes cenários. Pense que montar uma decoração de um imóvel alugado não é o mesmo que personalizar um imóvel novo que foi comprado.
Obtenha o melhor valor pelo dinheiro. Comprar sem analisar os custos e a qualidade dos produtos – ou sua vida útil – não é uma opção para um bom personal shopper. O ideal é adquirir o que há de melhor sem estourar o orçamento.
Economize tempo e dinheiro para outras pessoas. Embora o personal shopper arquiteto seja contratado por suas qualificações, economizar tempo e dinheiro é considerado um de seus valores agregados.
Fornece aconselhamento profissional. Um personal shopper profissional sempre saberá como capturar a essência e a personalidade de seus clientes para criar um estilo personalizado ao seu imóvel.
Cumprir estas tarefas -e outras secundárias- permitirá conhecer os gostos dos seus clientes, bem como descobrir quais as cores e acabamentos adequadas ao seu estilo e padrão de vida.
O melhor? Trabalhar com base no perfil do seu cliente também o ajudará a descartar produtos que não combinam com seu estilo e, assim, evitar compras e despesas desnecessárias.
O que estudar para se tornar um personal shopper arquiteto?
Se você vê o assessor pessoal como um profissional integral, parabéns! Você entendeu este trabalho perfeitamente. Além da paixão pela arquitetura, decoração e pela experiência – que é inestimável – um personal shopper não precisa ter uma formação específica.
O Arquiteto ou decorador já possui qualificações técnicas para cumprir com essa função, porém será necessário ter uma padronização em seus atendimentos.
Sendo necessário começar com um modelo de briefing para entender tudo o que o cliente deseja com aquele ambiente e como você poderá ajudá-lo na escolha de materiais. Se o cliente possui um projeto fica mais fácil, pois pelo Projeto pode tirar todas as informações, porém se não tiver, terá que ter uma boa pesquisa inicial detalhada para não errar na busca, após esse processo inicial, formar uma planilha com todos os elementos pesquisados para serem aprovados pelo cliente, evitando assim de ter retrabalho na hora da compra dos produtos.
Quanto ganha um personal shopper?
Uma ajuda dessas vale muito! Caso contrário, seus clientes não estariam dispostos a pagar-lhe um valor tão atraente. De quanto estamos falando? De uma quantia que -na essência- dependerá da sua experiência, clientela e prestação de serviços. Afinal, trabalhar como freelancer não é a mesma coisa do que para uma empresa.
Em si, um personal shopper no Brasil recebe uma remuneração de 300-600 Reais por hora. No entanto, essa taxa pode variar dependendo da exclusividade do consultor, do tempo necessário e da marca que você construiu em torno de sua marca pessoal. Lembre-se que se você se dedica a “fazer” a imagem perfeita para seus clientes, a sua deve se destacar à primeira vista.
É bom definir uma tabela de valores baseada em ter ou não um projeto a ser seguido, pois assim você gastará mais horas fazendo o serviço de briefing.
Bom, agora que você já sabe como começar um novo nicho no seu trabalho, mãos à obra!
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